Projeto:Conceitos básicos de hardware, manutenção e instalação de componentes.
Na semana passada foi apresentado á direção da escola um projeto com a finalidade de mostrar alguns conceitos básicos de hardware e manutenção de computadores voltado para o ensino médio, onde eles terão a oportunidade de aprender um pouco sobre o funcionamento de computadores e seus componentes, a direção da escola achou importante o projeto e assim aceitando a proposta apresentada e sedendo o espaço para ser realizado. Já na manha de hoje foi apresentado a proposta para os alunos do ensino médio, onde 10 alunos mostraram interesse pelo mesmo, as aulas darão inicio na próxima sexta feira, com o passar das aulas esperamos que mais alunos se disponham a participar das aulas.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.0
Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto
Pasqualini
1.1
Cidade: Santo Augusto
1.2
Supervisora do PIBID: Cristiane Martins
1.3
Ministradores da oficina: Jeferson Rodrigo Boelter, Vagner Lean
Dos Reis.
1.4
Público Alvo: Alunos do ensino médio
2.
TEMA:
Conceitos básicos de hardware,
manutenção e instalação de componentes.
3.
OBJETIVOS
3.1 Geral: Proporcionar
ao aluno do ensino médio o aprofundamento e a prática dos conhecimentos
teóricos e práticos, através do uso e relação da eletrônica digital com o
hardware.
3.2 Específicos:
·
Verificar as principais dificuldades dos alunos em fundamentos de
informática, Apresentar softwares de simulação como ferramenta de auxilio no
processo de ensino e aprendizagem.
·
Permitir ao aluno o contato com equipamentos computacionais.
·
Possibilitar melhor compreensão dos conceitos técnicos envolvidos
na área de arquitetura de computadores e eletrônica digital.
·
Promover a relação das funcionalidades do hardware com seus
respectivos componentes eletrônicos.
·
Montagem
e manutenção de microcomputadores.
4. Justificativa
Desenvolver
habilidades e competências sobre os conteúdos da disciplina, a fim de
oportunizar situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos o
entendimento de montagem, configuração e manutenção de microcomputadores.
5. Plano
de Ação
5.1
Ações & Conteúdos:
- Introdução: Como um PC Funciona
- Processadores.
- Placas e Chipsets.
- Montagem e Manutenção.
- Placas Mãe e Barramentos.
- Configuração do Setup, drivers e utilitários.
- Memórias.
- Discos Rígidos.
- Placas de Vídeo.
- Armazenamento de Dados.
- Instalação Sistema Operacional e Aplicativos
- Montagem, Instalação, Configuração
Hardware/Software.
- Cuidados e procedimentos corretos para manutenção
corretiva e preventiva.
5.1.1
Metodologia:
Realização de atividades práticas no laboratório da escola, utilizando plataformas
como ferramenta de ensino principal.
·
Aulas expositivas dialogadas;
·
Atividades em grupos;
·
Oficinas
·
Seminários
5.3. Culminância:
·
Aproximar
os alunos dos conhecimentos da computação, onde os alunos serão capazes de
realizar montagens de computadores e configurações.
6.
RECURSOS:
Utilização do laboratório de informática e sala de aula com demonstração
de softwares e outras ferramentas, e os computadores estragados guardados no deposito
como material concreto da oficina.
7. CRONOGRAMA:
8.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
será pensada e levada em consideração a participação dos alunos nas atividades
elaboradas em sala de aula.
9.
REFERÊNCIAS:
• MORIMOTO, Carlos. Hardware, o Guia
definitivo. São Paulo: GDH Press e Sul Editores. 2007.
• TORRES, Gabriel. Hardware curso
completo. Rio de Janeiro: Nova Terra, 2010.
Comentários
Postar um comentário