Projeto:Conceitos básicos de hardware, manutenção e instalação de componentes.

Na semana passada foi  apresentado á direção da escola um projeto com a finalidade de mostrar alguns conceitos básicos de hardware e manutenção de computadores voltado para o ensino médio, onde eles terão a oportunidade de aprender um pouco sobre o funcionamento de computadores e seus componentes, a direção da escola achou importante o projeto e assim aceitando a proposta apresentada e sedendo o espaço para ser realizado. Já na manha de hoje foi apresentado a proposta para os alunos do ensino médio, onde 10 alunos mostraram interesse pelo mesmo, as aulas darão inicio na próxima sexta feira, com o passar das aulas esperamos que mais alunos se disponham a participar das aulas.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.0 Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini
1.1 Cidade: Santo Augusto
1.2 Supervisora do PIBID: Cristiane Martins
1.3 Ministradores da oficina: Jeferson Rodrigo Boelter, Vagner Lean Dos Reis.
1.4 Público Alvo: Alunos do ensino médio

2.    TEMA:    
Conceitos básicos de hardware, manutenção e instalação de componentes.

3.    OBJETIVOS

3.1 Geral: Proporcionar ao aluno do ensino médio o aprofundamento e a prática dos conhecimentos teóricos e práticos, através do uso e relação da eletrônica digital com o hardware.

3.2 Específicos:
·         Verificar as principais dificuldades dos alunos em fundamentos de informática, Apresentar softwares de simulação como ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem.
·         Permitir ao aluno o contato com equipamentos computacionais.
·         Possibilitar melhor compreensão dos conceitos técnicos envolvidos na área de arquitetura de computadores e eletrônica digital.
·         Promover a relação das funcionalidades do hardware com seus respectivos componentes eletrônicos.
·         Montagem e manutenção de microcomputadores.

4.    Justificativa
Desenvolver habilidades e competências sobre os conteúdos da disciplina, a fim de oportunizar situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos o entendimento de montagem, configuração e manutenção de microcomputadores.

5.    Plano de Ação

5.1 Ações & Conteúdos:
  • Introdução: Como um PC Funciona
  • Processadores.
  • Placas e Chipsets.
  • Montagem e Manutenção.
  • Placas Mãe e Barramentos.
  • Configuração do Setup, drivers e utilitários.
  • Memórias.
  • Discos Rígidos.
  • Placas de Vídeo.
  • Armazenamento de Dados.
  • Instalação Sistema Operacional e Aplicativos
  • Montagem, Instalação, Configuração Hardware/Software.
  • Cuidados e procedimentos corretos para manutenção corretiva e preventiva.

5.1.1     Metodologia:
Realização de atividades práticas no laboratório da escola, utilizando plataformas como ferramenta de ensino principal.
·         Aulas expositivas dialogadas;
·         Atividades em grupos;
·         Oficinas
·         Seminários


5.3. Culminância:
·         Aproximar os alunos dos conhecimentos da computação, onde os alunos serão capazes de realizar montagens de computadores e configurações.

6.    RECURSOS:
Utilização do laboratório de informática e sala de aula com demonstração de softwares e outras ferramentas, e os computadores estragados guardados no deposito como material concreto da oficina.

7.    CRONOGRAMA:


8.    AVALIAÇÃO:
A avaliação será pensada e levada em consideração a participação dos alunos nas atividades elaboradas em sala de aula.

9.    REFERÊNCIAS:
      MORIMOTO, Carlos. Hardware, o Guia definitivo. São Paulo: GDH Press e Sul Editores. 2007.
      TORRES, Gabriel. Hardware curso completo. Rio de Janeiro: Nova Terra, 2010. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeira aula projeto hardware...

Segundo Aula de Hardware...